Últimos Tópicos

Estatísticas do Fórum
  • Inserção de Mensagens:152
  • Tópicos do Fórum:29
  • Membros:18
  • Último Membro:Rick76


Inserido por: LeoMuchacho
09/08/2021, 20:33
Fórum: Contribuições Gerais
- Respostas (3)

Pra quem não conhece ou está chegando agora o site the good scents Company se trata de uma espécie de enciclopédia virtual sobre centenas de materiais, seja eles químicos aromáticos para perfumes ou saborisantes, óleos essenciais, solventes, preservantes ... enfim tudo relacionado a perfumes, cosméticos e ao setor químico em geral.

Para quem já faz ou esta aprendendo no campo da perfumaria ou cosmética e até sabores, o site é muito recorrente, pois fornece na maioria das vezes informações sobre materiais como suas breves descrições, usos e informações técnicas como peso molecular, pressão de vapor, estado físico, solubilidade, estrutura molecular, sinônimos, entre outros como fornecedores, fabricantes e revendedores.

Ainda que suas informações sejam breves e as vezes superficiais, muitos dos materiais não possuem informação em lugar nenhum da internet, apenas neste site. Ele ainda reúne dezenas de formulações para demonstrar o uso de químicos aromáticos, provindas de patentes, livros e sites de fabricantes.

O site foi fundado e continua sob os cuidados de Bill Luebke, que reúne estas informações desde a década de 80.

Espero ter apresentado de uma maneira decente este maravilhoso site que só nos beneficia, mas o que vim dizer mesmo é que este final de semana o site ficou fora do ar com a mensagem de que a conta foi suspensa ! Isso não me estranhou, já que há muito tempo algumas conversas no fórum do basenotes já era dito que isso poderia vir a acontecer, uma vez que o proprietário do site a tempos não responde a emails ou telefonemas. Fora que nos últimos meses o site está com problemas para carregar. Assim que percebi  fui dar uma olhada no basenotes e não é que já estavam falando do assunto ?

Enquanto uma meia dúzia se lamentava a outra meia dúzia foi muito estranha, dizendo que haviam feito vários backups do site guardando para eles mesmos, uma vez que já devido aos ocorridos temiam que isso acontecesse. Alguns chegaram a sugerir em procurar o site perflavory, que é quase idêntico ao Tgsc e também tem o mesmo proprietário, sendo que na página inicial está escrito que o site tem a intenção de substituir o Tgsc algum dia.

Mas parece ter sido só um susto, já que hoje segunda o site voltou a ativa, mas ainda com problemas para carregar (pelo menos pra mim).

Será que o good scents está no seu fim ? apesar de terem se justificado, achei estranho a atitude de alguns em terem literalmente baixado o site pra si.

Enfim o texto foi longo, mas também fiquei preocupado. Entao Márcio e demais o que acharam deste episódio ?

Link para o tópico da discussão:https://www.basenotes.net/threads/506291-Is-TGSC-gone-for-good

Imprimir este artigo


Inserido por: gildo
24/07/2021, 09:57
Fórum: Primeiros Passos
- Respostas (5)

um perfume que gosto muito é o rive gauche pour homme, que foi descontinuado. eu tenho uma amostra que deve ter 0,5ml no frasco.
pensei em 'tentar' copiar esse aroma. tenho alguns oleos essenciais em casa.. e alguns quimicos aromaticos.

Para quem quiser saber mais sobre o perfume, link: https://www.fragrantica.com.br/perfume/Y...-1032.html

notas de topo: anis estrelado, alecrim, bergamota
notas de coração: lavanda, geranio, trevos, cumarina
notas de base: patchouli, musgo carvalho, madeira guaiac , vetiver


Para quem não conhece o aroma do rive gauche, é um perfume que tem a "vibe" do azzaro pour homme, paco rabanne pour homme.. o famoso "cheiro de barbearia".. um cheiro cortante, picante.. ao mesmo tempo doce e metalizado.. é isso que sinto ao usar o rive gauche.. 

por curiosidade, fui fazendo as misturas topo, coração, base... e pra minha surpresa, não lembra muito o perfume.. apesar de que.. o "acorde" foguere , isso sim, ficou evidente. 


perguntas para quem ja andou se aventurando na criação de perfumes, algumas, que , talvez eu já tenha feito em outros topicos:

1 - Há diferença entre criar um 'acorde' usando oleos essencias versus quimicos aromaticos?  (posso até extender a pergunta: há diferença de aroma ao criar uma mesma composição de perfume usando oleos essenciais e outra usando quimicos aromaticos?) 
se é verdade, então isso explica boa parte da minha 'confusão' sobre como os perfumes 'comerciais' tem um cheiro, e , os criados com oleos essencais como algumas perfumarias de nicho, têm outro (Ex: sapientiae niche). É perceptível que perfumes com óleos essenciais na mistura tem um "feeling" são mais "natural".


2 - O perfume nunca é o que é descrito pela marca?  ("trade secrets")
A propaganda do perfume cita que ele tem notas de "bergamota, lavanda, patchouli e madeiras". Mas o cheiro / aroma não tem "muito " a ver com isso. Tem "algo a mais aí" que não foi citado. Nessa hora pensei o quão "util" seria ter um nariz de perfumista.. Eu testei cada nota...  mesmo eu cheirando uma por uma aqui... criando acordes separados em frascos... não chega nem proximo. (mas do 'cheiro' foguere sim)

"fragrance" o item que é descrito na etiqueta do perfume. é um "trade secret". é nesse "fragrance" que deve ter o que me traz a impressão de "cheiro atalcado".. ou "cheiro de  pós barba bozano (só usei como referencia)", que, eu teria que conhecer, de repente, uns 300 elementos usados em perfume,  para , por memória.. advinhar o que tem que cria esse aroma (nariz).

outras notas como patchouli, vetiver...  musgo de carvalho.. eu acho curioso que se eu colocar na mistura, nossa, vai virar um cheiro de mato.. muito forte.. de repente, a uma porção de 0,1%... surja algum efeito o que leva a terceira pergunta:


3 - patchouli, vetiver (tanto faz o elemento), pode existir 'manipulações laboratoriais disso?'

Eu ja testei muitos, muitos perfumes... e notei que quanto mais perfumes se conhece, mais se nota que há algo em comum. pessoas dizem "ah o perfume X lembra o Z do paco rabanne".. eu já penso o contrario, o perfume X está usando algum acorde similar ao do paco rabanne. 

na descrição do perfume diz que tem patchouli.. mas seria isse um patchouli manipulado em laboratorio? porque daí explicaria eu achar estranho o cheiro do oleo essencial de patchouli...( ao testar aqui) mas de repente, o manipulado foi "alterado para remover o cheiro de mato". é possível? isso explicaria muita coisa. 

se eu colocar musgo de carvalho na composição do perfume então.. nossa.. vai ficar muito estranho!
é isso que estou tentando entender.. se as descrições, realmente são fantasiosas... ou é meu nariz que nao ta acostumado ainda. porque todos os itens que usei
na 'mistura' que criei eu consigo identificar.. e até pode ficar um perfume aceitável, quando for manipulado mais seriamente (não só teste).. porém "minha ficha não caiu ainda".

Imprimir este artigo


Inserido por: gildo
16/07/2021, 14:20
Fórum: Contribuições Gerais
- Sem Respostas

Pra quem tem curiosidade de como são os frascos, a embalagem, etc aqui
estão algumas fotos. (vem tudo bem organizado e embalado!)

[Imagem: 0qlLsaz.jpg]

[Imagem: 0VOya2B.png]

Imprimir este artigo


Inserido por: gildo
07/07/2021, 15:33
Fórum: Primeiros Passos
- Respostas (7)

Não achei seção específica do forum para postar, mas são algumas duvidas sobre perfumes.

Pra quem conhece o site fragrantica , é uma base de dados de perfumes. bem grande.
por exemplo, este perfume : https://www.fragrantica.com.br/perfume/P...39314.html
é o Layton perfumes de marly.

As notas desse perfume são:

TOPO:  maçã verde, cardamomo, lavanda, tangerina, bergamota
CORAÇÃO: geranio, violeta, jasmin
BASE: Baunilha, cardamomo, sandalo, pimenta, patchouli e madeira de guaiaco.

Porém -, na pirade olfativa do site - você clicar para ver quais notas as pessoas mais percebem neste perfume. 

As notas mais votadas nesse perfume (que as pessoas percebem) da ordem mais forte, para o mais fraco são: 
baunilha, maçã verde, cardamomo, lavanda, madeira de sandalo, pimenta, patchouli, madeira de guaiaco, tangerina, bergamota, geranio, violeta e jasmin

Eu fiquei em duvida .. e visitei o site oficial dessa marca. e as notas do perfume são:
Topo: maçã, bergamota
Coração: jasmin, violeta
Base:  baunilha, pimenta

beleza.. agora sim. faz mais sentido.

Duvidas:

1 - alguém já passou por situação similar? ver a piramide olfativa de um perfume nesse site, e achar que tem algo errado?

2 - tem algum perfume que você(s) só sentem certas notas e nada das notas base? por exemplo, eu não senti as notas de patcholi,
madeira de guaiaco e sandalo. será que as notas base podem ser só um veículo para manter as notas de topo e coração? no caso então
poderia ser feita uma base de algum musk, alguma coisa bem grudenta na pele, mas em quantidade pouca para fixar as outras notas?

3 - usar a pirâmide olfativa de um perfume (sendo melhor ainda - no site oficial) é uma boa forma de tentar aprender a compor um perfume parecido?
eu tenho duvidas, porque duvido que os fabricantes deixem destacadas todas as notas contidas na formula do perfume. A dior é um exemplo disso.. fahrenheit
tem até ISO E SUPER na formula, mas não é mencionado.

4 - eu fico me perguntando. se as pessoas levam a sério essas piramides olfativas.. e se tentam sentir as notas contidas ali só que 
na verdade nem existem? ou pode ser meu nariz , mal treinado?

Imprimir este artigo


Inserido por: gildo
02/07/2021, 17:51
Fórum: Sugestões para a loja
- Respostas (4)

Ola
nao sei se é aqui que posso postar esta duvida, mas quando alguns itens estão em falta na
loja, tem previsão de saber quando estarão disponiveis?
Especificamente, os itens são:
cedrenol, gama terpineno , cedrol

obrigado

editado: cedrol

Imprimir este artigo


Inserido por: gildo
26/06/2021, 15:05
Fórum: Primeiros Passos
- Respostas (2)

Olá

As essências (diluidas ou não)  também são usadas para criar perfumes ou são "perfumes" já prontos? 

por exemplo: https://www.viaaromaloja.com.br/essencia/hortensia


Citar:A essência Hortênsia Via Aroma possui um aroma predominantemente floral frutal. As notas de limão e pêssego proporcionam sensação energizante, enquanto a presença de Rosa e Tuberosa proporcionam aconchego e delicadeza. Por suas características, recomendamos o uso dessa fragrância em ambientes como: sala, quarto e lavabo. 
[b]Modo de uso: [/b]ao plugar o seu Aromatizador Elétrico Via Aroma na tomada, deve-se adicionar 15 gotas de essência aromática Via Aroma para que o ambiente (médio de 30m²) mantenha-se aromatizado por até 4 horas.
[b]Sugestões de uso[/b]: sala de estar, quarto, banheiro e lavabo.



A duvida surgiu porque primeiro comecei procurando por oleos essenciais para compor um perfume.. mas é bem caro... 
depois, vi que existem essências.. mas não sei se essencias teriam o mesmo efeito que criar um perfume usando
aromaticos quimicos? (se bem que essencias =  aromaticos quimicos, certo?)

Lado ruim caso possa ser usado para criar perfumes, é que não se tem 'controle' dessas essencias, a % de misturas,
e se um dia sair de mercado...

Imprimir este artigo


Inserido por: LeoMuchacho
25/06/2021, 17:18
Fórum: Estórias, piadas, contos, etc
- Respostas (6)

Quando entramos no universo dos cheiros, uma das melhores atitudes que fazemos é colocar o nariz em tudo, especialmente na natureza. E como essa é a parte do fórum pra jogar conversa fora deixo já a pergunta:

Quais flores vcs ainda não conhecem ?

Eu queria conhecer 

acácia francesa
Violetas de Parma
Heliotropo
Lilás
Narciso branco
Ylang
E a tal Linden blossom

Também não conheço o cheiro dos cravos (dianthus), até já vi nos supermercados, mas nada de cheiro, então tive que plantar os meus, vamos ver se vai florescer...

Imprimir este artigo


Inserido por: gildo
24/06/2021, 22:11
Fórum: Primeiros Passos
- Respostas (5)

olá

eu não entendo muito sobre perfumes, nem notas, mas eu estava tentando achar o "quimico aromatico" 
referente à alguns oleos essencias como o de lavanda, geranio, entre outros. como eu faço isso? ok
que posso usar o google, mas dá um trabalhão! E também não sei se acertei.

lavanda = Acetato de linalila e linalol ? (e uma mistura dos dois juntos ou pode ser somente um deles?)
geranio = geraniol?
anis estrelado = aldeido anisico (ou anetol)?

obrigado.

Imprimir este artigo


Inserido por: marcelo
12/05/2021, 01:26
Fórum: Bases, acordes, notas, etc
- Sem Respostas

Boa tarde, pesquisando descobri que o acorde de Figo, você pode começar com octalactone gamma e stemone, juntando a cremosidade de um e a folha com cheiro característico do stemone, mais do primeiro e menos do segundo, sei que é muito cru, mas é um começo.

Imprimir este artigo


Inserido por: marcelo
12/05/2021, 01:25
Fórum: Bases, acordes, notas, etc
- Respostas (1)

Bom dia, estou procurando um acorde de CARAMELO e confesso que está difícil achar algo.
Senti no Passion de M. Micallef a melhor nota de caramelo já feita, com certeza tem etil maltol/cashmeran e galaxolide pra arredondar o caramelo, pensei em adicionar baunilha, mas não quero baunilha caramelada, quer o acorde de caramelo, será que o uso de Furaneol ajudaria?

Imprimir este artigo